quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Cinema para mamães com seus filhos

Que delícia, acabei de voltar de mais um Cinematerna, a Pituquinha colaborou bastante e dormiu o filme quase inteiro, deu até pra comer um lanche gigantesco com batata e tudo mais que eu tinha direito. Nós fomos assistir o filme "Gonzaga, de pai para filho", chorei o filme inteiro, acho que o exagero se deu por conta dos hormônios, mas de qualquer forma, o programa é tão bom, que quando o filme é ruim, ele bom do mesmo jeito.
De acordo com o site http://www.cinematerna.org.br o Cinematerna nasceu em um bate papo de algumas mães  " uma mãe cinéfila declarou que sentia muita falta de ir ao cinema após o nascimento de seu primeiro filho. O grupo organizou-se e 10 mães com seus bebês - entre 20 dias e 4 meses de idade "invadiram" um cinema para a primeira sessão batizada de CineMaterna, em fevereiro de 2008.
O programa foi um sucesso, e o encontro de mães e bebês virou uma atividade semanal dessas mães, que entre amamentação e fraldas conseguiram retomar sua vida cultural e, ao mesmo tempo, conversar sobre a experiência da maternidade.
Após alguns meses, o grupo foi acolhido pela rede de cinemas, que reconhecendo o valor desta iniciativa, lançou em agosto de 2008 a estréia oficial da 1ª sessão amigável para bebês. , quando uma delas disse que sentia saudades de ir ao cinema"
Então, ainda de acordo com o mesmo site "Em 26 de agosto de 2008, foi fundada a Associação CineMaterna, uma empresa social, sem fins lucrativos.
A associação tem como finalidades principais:
- Resgate social da puérpera através da cultura;
- Incentivar a troca de experiências entre mulheres sobre as diversas questões da maternidade, sempre com o intuito de difundir a cultura;
- Promoção da segurança alimentar e nutricional."
Hoje o Cinematerna acontece em vários cidades, inclusive em outros estados. As sessões são para bebês até 18 meses, já os filmes são para os adultos, a sala é adaptada para receber os Pitucos da melhor maneira possível, com som reduzido, trocador, ar condicionado mais suave, ambiente levemente iluminado. E pra melhorar, depois de cada sessão tem sempre um bate papo, onde a troca de informações é inevitável.



http://coisasdemaecoruja.blogspot.com.br/2010/05/cinematerna-uma-alternativa-de-lazer-as.html


Ahh quase esquecendo, tudo é tão bom graças as voluntárias do Cinematerna, que além de organizarem cada sessão, ainda nos dão apoio com os contratempos corriqueiros, isso antes, durante e depois do filme, e são umas fofas!! Muito obrigada!

4 comentários:

  1. Ju, sou sua fã .... Como vc descobre essas coisas... Parabéns!!!! Vida após a maternidade!!!!

    ResponderExcluir
  2. Menina, tenho que concordar com vc e, por sinal, essa vida é maravilhosa

    ResponderExcluir
  3. Adorei esta novidade, adorei a dica! Bjs
    Patricia

    ResponderExcluir
  4. Ju... como assim? Não tinha idéia que isso poderia exisitr! A Dani me passou seu blog e estou viajando nele... nem vi a hora passar! bjos

    ResponderExcluir